segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ocarina - quer construir uma?






















A ocarina é provavelmente um dos instrumentos musicais mais antigos que temos notícias. Chamada também de flauta globular, atinge o seu apogeu no mundo antigo através dos Maias, Astecas e Povos andinos, os Incas. Existem diferentes tipos de ocarinas, com infinidades de sons, desde imitação de sons de animais, como pássaros, sapos, etc., a sons ritualísticos ou ainda como aviso de acontecimentos importantes ou ainda para anunciar guerras. Atualmente, desde o final do século XIX, vem sendo utilizada como instrumento unicamente musical, tendo sido levado para a Itália (por volta de 1860) e demais países da Europa e ainda para o Japão e para os Estados Unidos da América do Norte. No Japão atingiu a um grau imenso de complexidade, sendo que grupos de câmera (conjuntos musicais) fazem o maior sucesso dentro e fora do Japão. Após esta pequena introdução, vamos construir uma ocarina, que normalmente é feita de terracota (argila), aqui é apresentada em papel. Antes de começar a fazer a sua Ocarina você precisará imprimir o modelo abaixo:

Construção

Para fazer o Ocarina você vai precisar de:
  • uma folha de cartão (ver gramatura abaixo)
  • uma tesoura
  • uma X-acto ou estilete apropriado
  • cola
  • uma régua de aço
  • uma base de corte
  • Um palito de picolé
Escolha um cartão de boa qualidade com gramatura entre 170 e 280.
Cuidadosamente recorte ao longo de todas as linhas sólidas, e dobre-as ao longo das linhas tracejadas como mostra a fig. 1. Dobre todas as linhas pontilhadas com muito cuidado para que o modelo dobre-se com a impressão no interior. Use cola ou fita dupla face para montar a forma, combinando as letras - pode lhe ajudar na dobra se você posicionar uma haste ou um lápis através dos furos do dedo.
Monte o bocal, como mostrado na fig. 2. Certifique-se de todas as emendas estejam devidamente seladas. Vazamento de ar pode causar desafinação da Ocarina. Os modelos de cartão irão durar mais tempo se forem completamente envernizados. Evite tocar muito tempo seguido a sua Ocarina de papel, pois o ar úmido da boca pode “molhar” internamente as paredes da Ocarina, estragando-a.
Tape todos os orifícios (buracos) da Ocarina para tocar sua nota mais grave e depois remover os dedos um de cada vez para tocar uma escala crescente. Certifique-se que os orifícios estejam fechados completamente e razoavelmente “ataque o som”. Fica melhor o som se você o articula com a língua - como se estivesse dizendo: 't' no início de cada nota.
O diagrama mostra como os dedilhados das posições dos dedos se relacionam com as notas. A posição do polegar está no fundo. Se você quiser tocar uma escala maior, deixar de fora o 'plano b'.
Ajustes mais precisos podem ser obtidos através da afinação dos tamanhos e também das mudanças das posições dos orifícios. Experimente tapando parcialmente os orifícios com fita adesiva. Para verificar a precisão dos intervalos entre as notas, use um teclado eletrônico como referência, uma vez que estes geralmente podem ser facilmente ajustados a qualquer altura.
Uma vez que você já domina as escalas, tentar tocar a parte da música abaixo.




























5 comentários:

  1. muito irado tem como tocar a song of time nela?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabriel, tem sim. Tenho também outros modelos. Espero ter um tempo em breve para postar novos arquivos. Abs.

    ResponderExcluir
  3. poxa, muito manero esta ocarina!

    ResponderExcluir